terça-feira, 16 de junho de 2015

Bispos da Amazônia reafirmam compromisso e opção pelos pobres (2012)

Bispos da Amazônia reafirmam compromisso e opção pelos pobres




Compromisso e opção pelos pobres. Esse é um dos principais resultados do 10º Encontro da Amazônia em Santarém, anunciado durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, no seminário São Pio X. Participaram da coletiva dom Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, dom Leonardo Steiner, Secretário-geral da CNBB, dom Esmeraldo de Farias, arcebispo de Rondônia e Pe. Luiz Pinto, administrador da Diocese de Santarém.
Além da opção pelos pobres, os bispos destacaram que durante o encontro, foi reafirmado o compromisso de realizar um trabalho evangelizador, missionário e samaritano de todos os batizados. Destacaram ainda a preocupação com a formação de padres, religiosos (as) leigos (as) para que aprofundem ainda mais a sua experiência de vivência cristã.

Outro destaque é a dimensão missionária. Segundo Dom Esmeraldo de Farias, as comunidades precisam não só agir naquilo que é necessário para a própria comunidade, mas abrir–se ao trabalho no campo eclesial, ajudar na evangelização da catequese, mas também no campo social.

Além disso, os participantes do encontro reafirmaram o desejo de realizar uma nova evangelização, que vá ao encontro do povo, sobretudo daqueles que foram batizados. Também pretendem continuar buscando o diálogo com os governantes, pois sentem a ausência do Estado. Eles reforçam a necessidade de uma presença mais efetiva, sobretudo na promoção da vida, combatendo a violência, o tráfico e uso de drogas, e o trabalho escravo.

Outro destaque foi a necessidade de fortalecer as Comunidades Eclesiais de Base. Dom Cláudio lembrou que as CEBs foram, durante décadas, a grande força de resistência contra toda forma de opressão. Hoje elas mudaram e se inculturaram nesse novo momento do Brasil. Dom Cláudio enfatizou: “se queremos de fato trazer as pessoas a Jesus Cristo, temos que ajudá-las a vivenciar sua fé numa comunidade, pois ninguém faz o caminho sozinho para Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário